17/03/2016

Semana de Divulgação #4: Resenha: Pérolas da Minha Surdez Nuccia de Cicco

No penúltimo dia da semana de divulgação do livro pérolas da minha surdez teremos a resenha para vocês conhecerem um pouco mais sobre o livro que juro que me deixou com vergonha de mim mesma e vou explicar o porque.




Autora: Nuccia de Cicco
Editora: wwlivros
Número de Páginas: 122
Ano de Lançamento: 2016
Sinopse: Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?
As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade. 
Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.




Gente quando falo que esse livro me fez ficar com vergonha de mim mesma, Porque simplesmente ele me mostrou como eu sou fraca, isso mesmo fraca, que desisto das coisas muito facilmente, Eu passei muito tempo tentando passar em uma faculdade publica, e quando consegui na primeira dificuldade eu desisti, quando eu me dispus a fazer a divulgação desse livro, foi porque me interessei no titulo, porque tenho uma perda auditiva Neurossensorial Bilateral CID-H90.3, isso não é nada em comparação a Nuccia que teve Surdez completa, sai da faculdade no 3 período por achar que não iria conseguir terminar porque não escutava os professores e na época não usava aparelho, abandonei o curso vim para São Paulo fazer tratamento, hoje uso aparelho para correção pela a perda que tive. esse livro foi um banho de água gelada em cima de minha cabeça me fez pensar muito em como me desviei do meu caminho e como tinha e ainda tem pessoas com dificuldades bem maiores que a minha e simplesmente faz dela uma escada para subir mais e mais.


No livro vemos Nuccia contando sua própria historia sempre bem humorada fazendo o tema ficar mais leve e compreensivo, Tudo começou quando ela estava com 27 anos estava terminando a sua graduação , Na verdade aconteceu bem antes mais a surdez total foi a partir de então, Termino do do namoro, perda constante da audição, exames de de RM ( Resonancia Magnética, Já fiz e é horrível) tudo junto e misturado, é de endoidar qualquer um, Várias cirurgias e complicações, dias intermináveis em hospitais, Mas o mais importante era que quanto mais dificuldade mais ela tinha o desejo de concluir seus objetivos. Sua força e coragem são adjetivos nesse livro.
 Em todo o livro eu não vi nenhum momento ela se lamentando por ser surda, ou algo do tipo, antes ela luta para ser igual a todos, Afinal é o que ela é, Na leitura ela nos apresenta várias pessoas com a mesma dificuldade, que cresceram muito na vida e são exemplo para qualquer pessoa com saúde intacta,Teve novos amores (que pelo o que ela escreveu o carinha era mo fofo) Voltou as suas aulas normais de dança do ventre que é sua paixão mesmo sem musica, mudou de religião, fez novos amigos, fez tudo o que tinha direito.


Quero enfatizar que a presença de acessibilidade e o acessoa oportunidades não movem montanhas: se o indivíduonão tiver vontade própria para sair do seu mundo e entrarno desconhecido, vai continuar travado.
Esse livro é um tapa na cara da sociedade ( como eu) que procura em suas dificuldades motivos para não seguir e lutar pelos os seus ideais, aprendi que quando uma pessoa quer mesmo uma coisa ela luta por isso, mesmo que o mundo caia ao seu redor, foi isso que Nuccia nos mostrou, ela nos motiva a sair de nossa zona de conforto e lutar por nossos sonhos.


Como eu disse, se a vida não tivesse conflitos, seria bem chatinha.
Gente eu super indico esse livro ele é bem rapidinho tem apenas 122 folha e você ler em uma hora porque é uma escrita bem fluida, e te trás muitas emoções e te faz repensar em toda a sua vida e ver ela com mais clareza, te dando determinação para concluir o inacabado, eu Amei conhecer a vida de Nuccia um pouco a mais do que vimos nas redes sociais, sua trajetória de vida e surpreendente e super linda deve ser obrigatoriamente ser lida.


5 comentários:

  1. Nita, sua linda!!
    Eu fiquei meio chocada agora! Você também tem problema auditivo e eu não sabia!!... Sempre que quiser conversar sobre esse mundinho silencioso, chama!!! Não tenha vergonha!
    E tenha menos vergonha ainda de ser como é! Eu sou teimosa pra burro, insisto em dar murro em ponta de faca e, por incrível que pareça, não tento ser modelo ou exemplo pra ninguém! Mas confesso que acabo sendo e gosto de saber que estimulo as pessoas a se reinventarem e conseguirem seus objetivos por méritos próprios... Respira fundo e quando achar que consegue, tente estudar novamente. Vale a pena e tem muita tecnologia pra te ajudar! Obrigada pelo texto, ficou lindo!!!!!!!
    Beijo no coração!!! Nu.

    ResponderExcluir
  2. O livro realmente parece ser bem comovente e cheios de riquezas com novidades sobre o mundo do silêncioo, fiquei bem curiosa pra saber como ela passou por cima de todos esses conflitos em sua vida, torcendo para que esse livro seja um sucesso. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Si!
      Todo um processo e muito tempo de adaptação envolvidos... Mas a gente continua! ;)

      Excluir
  3. Oii!! Adorei a resenha! Não canso de ler sobre o livro, qro mto ler e ver o desenrolar dessa história! Bjs!

    ResponderExcluir

.